quarta-feira, 9 de abril de 2014

Museu da Tam - São Carlos/SP

Essa foi uma dica de uma pessoa que trabalhei
por algum tempo, e vendo as opiniões dos visitantes
online, todas foram positivas e por isso merece o
post de hoje para 1 dia de passeio muito legal.

O museu da TAM é um museu especial para aqueles
que são amantes da aviação, mas também é um
ótimo programa com família e crianças. Fica em
São Carlos, cerca de 250 km de São Paulo Capital.

Imagem: Cavok Brasil

O museu é um grande acerco histórico do mundo
da aviação... com tipos diversos de aviões e até
hoje eles restauram aeronaves que deixam de ser
utilizadas para compor este acervo.

O museu tbém conta com um espaço kids, para
as crianças além de visitarem o acervo, se divertirem
em um cantinho só delas.

Imagem: Blog TAM

O site é bem completo é simples é coloca todos os
dados de localização, preços, horários e datas de
funcionamento (aliás, é bom dar uma olhadinha antes
de ir, para garantir se não tem algo em especial no dia
e não perder a viagem). O endereço:

http://www.museutam.com.br/

Tem alguma dica de 1 dia super legal? Compartilhe
para colocar no blog!

Bom passeio!

quarta-feira, 26 de março de 2014

Caminhos de Guajuvira - Araucária/PR

Para quem não sabe, próximo de Curitiba tbém há
um roteiro de turismo rural para Araucária. Fiz já faz
alguns anos, atualmente para fazer o trajeto com um
ônibus é necessário reservar primeiro, mas há várias
propriedades e locais que podem ser visitados com
ou sem roteiro.

Particularmente, quando fiz o roteiro, achei interessante
para fazer compras de flores e mudas, horti-fruti e no
fim, tomar um lanchinho com o chamado café rural. É
tudo muito rústico e simples, mas vale o passeio de uma
tarde.




Além das propriedades, há o parque cachoeira, conhecido
dos moradores da cidade, mas que tem um pequeno
museu e área verde para passear e aproveitar, é bem
bonito. Há uma casa de artesanato com produtos dos
artesãos locais dentro parque. Tbém passa pelo horto
municipal e quem sabe, levar alguma muda para plantar
uma árvore.









Por fim, o passeio tbém passa por paisagens bonitas que
não imaginamos ter tão perto de Curitiba, como esta plantação
de chá.




Para quem se interessar mais informações estão no site
da prefeitura neste link:

http://www.araucaria.pr.gov.br/araucaria/turismo/turismo-rural-caminhos-de-guajuvira

Bom passeio!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Prós e Contras para o Novo valor do IOF em gastos no exterior

É claro que ninguém ficou feliz depois que o governo
anunciou a mudança no imposto sobre operações
financeiras - IOF - no que se diz ao seu uso no exterior
com cartões de crédito, débito, traveller check, cartões
pré pagos e o próprio dinheiro em espécie.

Não temos como fugir da situação, mas podemos
analisar o melhor cenário para nosso caso. O G1
publicou uma reportagem sobre isso, e aqui vai um
resumo para vc analisar como será seu dia de compras
lá fora.

Reportagem completa: Clique aqui

Imagem: G1
Cartão de Crédito

- Segurança (não precisa andar com dinheiro vivo);
- Pagamento com a cotação do dólar no vencimento;
- Alíquota de IOF de 6,38%;
- Algumas redes não são aceitas em todos os estabelecimentos;
- Acúmulo de milhas ou pontos em programas de fidelidade;
- Necessário desbloquear no banco o cartão para uso no exterior.

Cartão de Débito

- Segurança (não precisa andar com dinheiro vivo);
- Pagamento com a cotação do dólar no dia da compra;
- Alguns bancos cobram taxas por transação (precisa pesquisar);
- Alíquota de IOF de 6,38%;
- Alguns estabelecimentos não aceitam esta modalidade de pagamento;
- Necessário desbloquear no banco o cartão para uso no exterior.

Traveller Check / Cartão Pré-Pago

- Segurança (não precisa andar com dinheiro vivo);
- Garantia da cotação da moeda;
- Alíquota de IOF de 6,38%;

Dinheiro

- Risco de segurança por estar com dinheiro em  mãos;
- Provável aumento de dólar turismo;
- IOF não incidente;
- Real pode não ser aceito no destino em casas de câmbio.


domingo, 2 de março de 2014

Uso do Cartão de Crédito no Exterior

Vai viajar para fazer compras, mesmo que seja uma
rápida passagem no Paraguai ou nos EUA, cuide com
o cartão de crédito.

O site G1 preparou uma série de dicas para ficarmos
atentos no uso de cartões no exterior. Algumas delas:


Imagem: G1
Cartão internacional
Certifique-se de que o cartão pode ser usado no exterior. 

É necessário que a modalidade seja “internacional”. Antes 
de solicitar o serviço, compare custos e leia com atenção 
o contrato antes da aquisição

Desbloqueio
Avise o banco com antecedência sobre a viagem para que 

seja feito o desbloqueio do cartão para uso no exterior (sim
isso é necessário atualmente e você não vai querer perder
tempo de fazer isso no meio da sua viagem).

Assine o verso do cartão
Em muitos países a leitura do cartão é feita apenas pela tarja 

magnética (no Brasil a tecnologia do chip é mais disseminada). 
Como não há a necessidade de digitar senha, é solicitada a 
comprovação da assinatura do portador.

Central de atendimento
Anote e carregue durante a viagem o telefone da central de 

atendimento do cartão. Em caso de perda ou roubo, entre em 
contato imediatamente e peça o bloqueio. Avise autoridades locais.

Comodidades
Confira promoções, assistências, seguros e serviços oferecidos 

pelo cartão que podem facilitar a viagem.

Pagamento
Para conversão das compras feitas em moeda estrangeira com 

o cartão, a cotação válida é a do dia do pagamento da fatura. 
Caso haja variação cambial entre o fechamento e o pagamento 
da fatura, a diferença é considerada no próximo vencimento.

Imposto
A alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre 

gastos com cartão de crédito no exterior é de 6,38%. Para “fugir” 
do imposto, o consumidor pode optar por outras formas de 
pagamento (o próximo post vai tratar especialmente da mudança
do IOF nestas formas de pagamento).

Planejamento
Antes de viajar, planeje os gastos no exterior. O cartão de crédito 

deve ser usado de forma consciente para não ocorrerem sustos 
na hora de pagar a fatura.

Precauções
Em caso de bloqueio inesperado do uso do cartão, lembre-se de 

guardar comprovantes de gastos extras realizados, além de número 
de protocolos de ligações para o banco. Se provada falha da 
instituição, as provas colaboram para o pedido de indenização na Justiça.

============
Reportagem Completa: Clique Aqui

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Centro Histórico de Paraty/RJ

Paraty é um lugar que vale conhecer, mesmo que seja uma
rápida passagem de meio ou 1 dia por lá. Para aqueles que
tem mais tempo, há muitos passeios bacanas na baía da
cidade, que possui tbém um lindo litoral, pousadas bem
charmosas e tbém é sede de um dos principais festivais
literários de nosso país, a FLIP (normalmente no início
de julho, mas nesse caso, vc precisa seprogramar bem antes).


Como por aqui mantemos a ideia de um passeio de 1 dia
rapidinho, sugiro uma volta no centro histórico. São várias
quadras de casas coloridas antigas e bem conservadas, e
entre elas uma variedade de opções. Há lojas de artesanato,
restaurantes e cafés... e ainda a Igreja de Santa Rita, que tem
uma bonita arquitetura interna, e museus no centro, como o
Centro de Tradições e Artes Populares, que possui uma
exposição de artes caiçaras.



Como é bem conservada, é muito gostoso passear por lá. Fica a
dica de ir com um calçado confortável, pois como as ruas são de
pedras, fica mais fácil de passear nos pequenos desníveis.

Gostei muito de um site que explica com detalhes horários e atrações
de Paraty, tanto específico do centro histórico como dos demais
atrativos, para quem quiser voltar. O endereço é:

http://www.paraty.tur.br/


Bom passeio!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Para aproveitar melhor 1 dia de parque aquático

No calor que estamos neste verão, aliás,
considerado um dos mais quentes dos últimos
anos, uma boa pedida são os parques aquáticos.

Divertidos e deliciosos, quem é que não gosta
de uma boa dosa de água com animação?
Então, para aproveitar melhor, algumas dicas
de como ter um ótimo dia por lá:

Imagem:  Tropical Grupo

- Assim como no post de parques temáticos,
se for viajar de carro, procure revezar o volante,
dia de parque aquático é dia bom, mas cansativo,
sobe e desce de tobogãs, volei na água, ir de lá
pra cá para aproveitar todos os brinquedos... por
experiência própria, ficamos acabados no fim do
dia, é bom ver quem fica mais descansado pra
voltar pra casa sem acidentes.

- Sem dúvida, não dá pra esquecer de levar o
protetor solar, uma toalha e uma muda de roupa
extra e artigos pessoais (escova de cabelo por
exemplo) para a saída do parque... ninguém quer,
e nem é bom, ficar molhado depois que a diversão
chega ao fim.

- Em praticamente todos os parques, é proibido
levar comidas e bebidas, sendo autorizado o consumo
somente o que for comprado no local (alguns parques
inclusive utilizam uma moeda interna, que deve ser
trocado o valor para usar dentro do parque)... então
separe um dinheiro para um lanche no próprio parque.

- Além da muda de roupa extra, separe uma segunda
roupa de banho. Pode sim acontecer de uma alça de
maiô arrebentar, rasgar um calção, ou algo similar. Para
não ficar sem o que fazer no meio da brincadeira, é bom
se garantir nisso também.

Boa diversão!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

1 dia em Paranaguá/PR

Neste fim de ano, passei a virada em Paranaguá, e
tivemos uma ótima experiência. Lá na realidade, ficamos
hospedados por 4 dias no Camboa Resort que, eu
recomendo para quem quiser um hotel de bom custo
benefício e com boa área de lazer e piscina para a
família, mas... como esta no título, hoje vai a sugestão
de um dia de passeio na cidade portuária do Paraná:

- Conheça o recém inaugurado Aquário de Paranaguá.
Ele começou a funcionar agora em janeiro e possui várias
espécies de vida marinha. Mais info's nesta reportagem
.
Novo Aquário
 - Faça um passeio de barco pela baía: Paranaguá é saída
para várias ilhas do litoral paranaense, mas eles fazem passeios
de barco no valor de R$ 20,00 que duram cerca de 1h30. É
possível ver toda a baía e sua vegetação, o porto de Paranaguá
e vários navios que lá descarregam, e inclusive golfinhos que
ficam pela baía.

- Passe rapidamente pelo centro. Há poucos edifícios
históricos, mas é possível visitar o mercado municipal
e os prédios na praça. Há também um museu de
arqueologia da UFPR.

- Por fim, almoce frutos do mar no delicioso restaurante
Danúbio Azul. Há opção de buffet ou a la carte, e eu
recomendo a limonada suiça, uma das melhores que já
provei na vida!

Bom passeio!