quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Antonina/PR

Uma das cidades históricas do litoral do Paraná,
vale a pena passear em Antonina. As seguintes
dicas valem para um bate e volta de Curitiba:

- Vá pela estrada da Graciosa, com calma. Você
vai aproveitar a beleza da serra de carro, e não
pagar o pedágio caso vá pela BR 277. Pare no
primeiro mirante pra ver o mar lá de cima, na
cachoeira pequena no meio da serra e tire uma
foto na ponte do fim da estrada, a vista do rio ali
é linda.

- Chegando lá, dê uma volta no centrinho histórico
e no trapiche que dá acesso à baía de Antonina.
Também escolha um restaurante para comer frutos 
do mar, alguns servem barreado, assim como a 
vizinha  Morretes, se quiserem experimentar.


- Compre bala de banana e alguma barraca ou
loja, são típicas e se possível, visite a fábrica
que está na cidade.

- Vá até a baía e faça um passeio de barco. É
barato e você tem uma vista linda da serra e da
região, além de ver o antigo porto que ali
operava.

- Por fim, dê uma volta na Ponta da Pita, é
a parte de praia mais famosa ao público, mais
para dar uma caminhada e ver o mar.


Bom passeio!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Turismo e Compra Coletiva

Ofertas de pacotes de turismo em sites de
Compra coletiva viraram febre. Tem tantas
opções que confundem qualquer um. Mas
afinal vale comprar? Depende, e vão
algumas dicas de como usar os sites em
seu benefício para passear e viajar.

Imagem: bp

- Fique atento às datas de uso e validade
do cupom. Promoções são feitas na maioria
de segunda à quinta, excluindo fins de semana
e feriados. Também muitas são de prazo de
validade curto em meses que são mais fracos
ao estabelecimento, pois isso, cuidado com
a data para que ela esteja de acordo com
sua disponibilidade.

- Calcule as taxas por pessoa e compare com
outro pacote fora da oferta coletiva. A maioria
dos que contém pacotes com viagem aérea
não incluem taxas e impostos, e quando você
vê o valor a parte, não fica melhor do que
um pacote que já possui tudo incluso.

- Compre cupons de restaurantes, shows e
passeios de onde você vai viajar. Você não
precisa compra apenas a viagem através de
compra coletiva, mas descubra outras ofertas
na data e cidade onde você vai estar. Viajei
com algumas amigas ano passado e uma
delas encontrou um cupom que dava 50%
em um restaurante na data que estaríamos
viajando, usamos e não nos arrependemos,
foi ótimo.

Pesquise e com certeza a compra será
muito boa!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Embu das Artes/SP


Pouco antes da entrada à São Paulo capital, vindo de 
Curitiba, você tem a cidade de Embu. Quando eu
conheci este lugar, me encantei com um pedacinho de
SP que jamais achei que existisse.

Embu das Artes é um local agradável de passear e
muito simpático. É excelente para compras de 
artesanato de todos os tipos imagináveis, desde
móveis a decorações para casa, artigos para 
cozinha, souvenirs... são muitas lojas, uma mais
linda que a outra. Todo este local vc vê a pé e
costuma encher nos fins de semana.


Para conhecer, especialmente em um dia de sol,
é uma ótima ideia. E tem uma praça central que dá
pra descansar e encontrar uma barraca para comer
algo... eu por exemplo comi um ótimo sanduiche
de pernil.

Fica a sugestão para quem está chegando à São
Paulo dar uma paradinha por lá!

Bom passeio!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Garopaba e Imbituba/SC

Que tal aproveitar o lindo litoral do sul catarinense?
Eu super recomendo passear em Garopaba e Imbituba.
Garopaba possui praias lindas e Imbituba tem a famosa
praia do Rosa, também lindíssima, e claro, todas estas
são famosas e ideais para surfar.

Para 1 dia nestas duas cidades eu recomendo o 
seguinte (de carro):

01. Comece cedinho por Imbituba. Vá até a praia
do Rosa e passe um tempo lá... esta praia não tem
muito comércio ao redor, é mais natureza e alguns
bares, para ter mais recursos, é preciso caminhar
um pouco mais até o pequeno centro com outras
lojas e restaurantes.

Praia do Rosa

02. A tarde vá para Garopaba, fica uns 8km uma da
outra. Já passe na loja/outlet da Mormaii. Tem muita
roupa bacana e acessórios, especialmente aos que
surfam.

03. Lá escolha uma praia para passar um tempo, são
todas lindíssimas, mas... A praia de Garopaba é a mais
central e o pessoal com família e comércio fica por lá.
Dá na rua principal e você pode comer e ver lojas ali.
A praia da Ferrugem é boa para surfe e pra dar uma 
caminhada, tem um morro que dá uma vista bonita. E
tem a praia da Silveira, que é lindíssima e boa para surfe,
mas por ser protegida por patrimônio, não tem mais
nada além de praia, prepare-se se você for nela.

Praia da Ferrugem

04. Mais no fim do dia, brinque de sandboard nas
Dunas do Siriú. O aluguel da prancha é até você não
aguentar ou por hora, algo cerca de R$10,00. Tome
uma água de côco depois, você vai estar bem cansado!

Vista nas Dunas de Siriú
Bom passeio!


sábado, 26 de outubro de 2013

Viagem de avião: o que levar e não levar na mala de mão

Vai viajar de avião e está na hora de fazer as
malas. Em viagens, especialmente as rápidas, tem
formas melhores de levar seus pertences para
evitar demora e contratempos no check-in e
no embarque, por isso, algumas dicas:

- Primeira providência: documentação.
Esteja com ela em mãos, original, com emissão
com tempo menor que 10 anos, e no caso
de viagem internacional, cuide com a validade
do passaporte, lembrando que se ele estiver
para expirar em menos de 6 meses, você
deve usar um novo, as autoridades não
aceitam passaportes com esta validade curta
e obviamente, também não aceitam vencido.

- Compre uma boa mala ou mochila de mão,
de preferência de rodinhas, que você vai usar
a vida toda. Malas compactas dá para usar
em diversos tipos de viagem... carro, avião,
que você consiga colocar seus pertences para
uns 2 dias, será bem usado sim.

- Cuide com os líquidos, sempre precisa ser
menos de 100ml para viagem aérea, senão
você pode perder o produto.

- Use miniaturas para shampoos, sabonetes,
pasta de dente e outros produtos de higiene
pessoal. Isso poupa espaço e o problema
dos líquidos. Guarde embalagens de amostras
grátis por exemplo para usar em viagens, ou
leve a embalagem de um hotel que você tenha
se hospedado para usar em outras oportunidades.

- E claro, qualquer objeto cortante (tesoura, faca,
canivete, até enfeites e decorações) deixe em casa
ou no máximo, despache, não passa mesmo!

Bom passeio!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arrarial d'Ajuda/BA

Na continuação de Porto Seguro, vamos ao distrito de
Arraial d´Ajuda. Apesar de na cidade de Porto Seguro
as praias também serem ótimas, eu prefiro as coisas do
lado de Arraial.

Primeiro, a praia mais linda da região é a Praia do Espelho,
e isso é unânime entre todos os que moram lá. A paisagem
natureza e as piscinas naturais deixam tudo perfeito, mas
pra quem vai lá, 2 dicas importantes:

01. vá pela manhã. A tarde a maré sobre e não dá pra
aproveitar as piscinas naturais que fazem da água
parecer um espelho e dão nome à praia.

02. O trajeto começa por Arraial e dá uns 50km, sendo
uns 30km de estrada de chão não muito boa. Por isso
seja paciente e vá com um veículo pequeno, carro ou
van, e não espere muita sinalização, vá no sentido
de Caraíva, mas dá pra chegar tranquilo.




Continuando Arraial, eu recomendo o Arraial d´Ajuda EcoPark
para pelo menos passar o restante do dia após a praia do Espelho.
Não é tão barato, mas o parque é muito agradável, cheio de mata
o que deixa o local mais fresco, e tem várias atrações boas com
tobogãs, piscina com ondas e tirolesa que cai na água, bem
bacana.



Se você tiver 2 dias pra Arraial, então fique um dia todo no
parque e outro dia em Espelho e conheça mais uma das
praias da região. A praia dos Coqueiros por exemplo tem
boa estrutura e é bem agradável.

Por fim, e não pode faltar mesmo, vá à Vila de Arraial
de noite na Rua Mucugê. Ela é muito charmosa, com
restaurantes e lanchonetes simpáticas para todos os
gostos e bolsos (de pizza à frutos do mar), além de lojas
com artesanatos, souvenirs, roupas e artigos de verão,
e havaianas... tem várias lojas com muitos modelos
que aqui no sul são mais caros ou não existem, além
de promoções de modelos de coleções antigas.



Bom passeio!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comer em viagens, dicas para aproveitar melhor os sabores!

Viajar para um lugar diferente sempre tem sabores novos
também, afinal, cada cultura e lugar tem seu gostinho ou
tempero próprio e provar sabores é muito interessante.



Mas, sempre tem aquilo que pode ser uma roubada,
que não estamos acostumados ou alguma coisa de
errado pode acontecer, então, só algumas considerações
que acho serem úteis para comer em viagens:

1. Informe-se. Sempre há comidas típicas em um
lugar novo, seja em um país ou em uma região diferente
do Brasil, e procure saber o que existe de alimentação,
e que tipo de sabor esperar. Converse com amigos
ou conhecidos do que é bom provar e existe no
local e especialmente, para não cair em alguma
roubada. Eu fui pra Buenos Aires e provei um prato
que não gostei mesmo, Parrilada. Achava que era
alguma coisa ligada a churrasco (que é só Parrila)
e quando comi e vi que eram miúdos diversos de
boi, nada do que comia eu conseguia engolir.

Eis a Parrilada
2. Estando lá, pergunte aos garçons ou atendentes
o que é o prato. Se você não sabe exatamente o
que vai comer, não custa se informar e perguntar ao
próprio restaurante como é, incluindo detalhes como
se é apimentado ou não, se o sabor é forte ou suave,
que tipo de tempero é usado... assim você já sabe o
que esperar.

3. Nem tudo que é típico é barato. Temos a ilusão
por exemplo de que sushi no Japão é barato, mas
não funciona assim. Pratos típicos são inclusive
mais caros, dependendo de onde você comer, e
por isso, para provar algo bacana, espere gastar
mais do que uma simples refeição.

4. Se quiser gastar pouco para comer, e não se
incomodar com o sabor que vai comer, vá aos
fast foods mundialmente conhecidos, já que os
preços destes estabelecimentos em geral são
similares e você sabe o que esperar.