terça-feira, 29 de julho de 2014

O que fazer quando começa a chover?

Você super programou seu passeio, no único fim de
de semana de muitos disponível, naquele único dia, e
daí... chove. Então, algumas dicas pra vc se programar
e encarar um passeio com bom humor e diversão mesmo
debaixo d'água:

ANTES DE IR

1. Conheça seu destino: vc pode se preparar para isso,
afinal, o clima em determinados locais sempre nos dá
pistas do que podemos passar. Verifique se naquela
época do ano a estação é chuvosa; veja a previsão do
tempo.

2. Roupas e acessórios: já sabe que seu passeio tem
chance de chuva? Leve uma capa, guarda-chuva, saia
de botas... com certeza irá facilitar a continuidade de
seu passeio.

3. Plano B: veja se é possível se programar para um
passeio alternativo no caso de uma chuva muito intensa.
Trocar um parque por um museu por exemplo, até
mesmo passar mais tempo em um restaurante ou café
bacana pode se tornar uma ótima experiência.

A foto não está exatamente chuvosa, mas pegamos sim
uma chuvinha neste dia em São Bento do Sul/SC


E DEPOIS, A CHUVA VEIO MESMO ASSIM

4. Aprecie: tem lugares que acho que são tão lindos na
chuva como em um dia ensolarado. Já vi isso em Gramado
por exemplo, a cidade ficou tão linda que aproveitamos
pra tirar mais algumas fotos com a chuva no fundo. E
tive uma deliciosa experiência de comer no café colonial
da Confeitaria Kliewer na colônia Witmarsum vendo
uma chuvinha gostosa tomando chá!

5. Aproveite melhor os locais cobertos: aproveite para
conversar mais, comer algo diferente, passar mais tempo
no museu, até no shopping, veja com mais calma tudo o
que vc pode... tenha paciência, na maior parte das vezes
a chuva passa!

6. Esteja disposto a mudar o plano: Ok, está caindo o
mundo, não tem como ir pra rua. Que tal ir ao cinema?
Ok, vc poderia assistir um filme na sua cidade, mas...
vai ficar sem fazer nada? Melhor é aproveitar de alguma
maneira!

E se você gostar de onde for, quem sabe é mais um
motivo para voltar!

Outros links bacanas que falam sobre como podemos
aproveitar um passeio na chuva (tem mais dicas boas
por lá):

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mundo/2011/03/dias-de-chuva-sao-puro-desperdicio-em-viagens/

http://pegueamochila.wordpress.com/2013/06/05/dicas-do-que-fazer-em-dias-de-chuva-em-sua-viagem/

Bom passeio!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

1 dia em Holambra/SP - A cidade das Flores

Holambra é um lugar que me inspira, afinal a maioria das
mulheres adoram flores. Ainda que a Europa tenha lindos
campos de lavanda, girassóis e por aí vai, temos um 
pedacinho florido aqui no nosso Brasil. Tenho até um
desejo: se um dia eu descobrir que serei mãe de uma
menininha (apesar de meu gurizinho já trazer muita alegria
pra minha vida) eu queria passar um dia fotografando
uma segunda gravidez em campos floridos em Holambra
(espero que seja possível)!

Mas, vamos ao que interessa. A cidade é uma ótimo bate e 
volta aos paulistas (fica a cerca de 140 km da capital São Paulo)
e um passeio super interessante de 1 dia pra quem quiser passar 
por lá. A cidade das flores é também de origem holandesa e conta 
um pouco de sua cultura através da arquitetura, gastronomia e 
festividades.

Imagem: Sesc PR

Para quem quiser aproveitar ao máximo, o grande pico de
turismo é a Expoflora, propositalmente realizada em setembro,
celebrando o início da primavera. A feira tem atrações diversas!

O que se pode fazer lá?

- Conhecer uma fazenda de flores (agendar com antecedência);
- Visitar o Museu do Imigrante;
- Visitar o Moinho dos Povos (o maior da América Latina);
- Ir ao Sítio do Leste Estrela "Arurá" e aprender mais sobre o
jacaré do papo amarelo;
- Comprar artigos vindas da Holanda na Casa Bela;
- Dar uma volta no Lago Vitória-Régia;
- Em setembro, a Expoflora, é claro! 

Imagem: Pacote Fácil

Mais dicas?

Estes dois blogs falam como melhor aproveitar a cidade, tanto
em qualquer época do ano, como aproveitar melhor a Expoflora:



Bom passeio!

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Rota das Cachoeiras - Corupá/SC

Como eu AMO cachoeiras, eu devia ter postado isso
antes! A cidade de Corupá em Santa Catarina é sede
de um lugar maravilhoso, a RPPN Batisttella, conhecida
como Rota das Cachoeiras. 

O local fica a 140 km de Curitiba e 210 km de Floripa,
e possui uma trilha de 3 km com 14 cachoeiras, sendo
a última a mais alta de todas... cada cachoeira que
aparece uma linda surpresa.

Imagem: G1
Imagem: G1

O valor do ingresso do parque atualmente é de R$ 10,00 e
sua venda é feita na estrada de acesso em estabelecimentos
credenciados. O parque abre às 7h30 e pode entrar até às 14h00
entre abril e outubro; e às 15h00 entre novembro e março. 

Quem conhece comenta que as fotos mostram muito pouco da
beleza real destas cachoeiras.

Abaixo, alguns links com mais informações, incluindo o blog
da própria RPPN:





Bom passeio!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

1 dia no Petar/SP

Este destino é para os amantes de Ecoturismo. O
PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira -
é um prato cheio para um bate volta bem bacana (e
com certeza cansativo) de um destino que fica
praticamente na divisa entre os estados de São
Paulo e Paraná, (cerca de 300km das capitais).

O parque é um prato cheio pra quem gosta de
aventura. Possui trilhas, mirantes, várias cachoeiras
lindas e seu principal atrativo: cavernas. São mais
de 300, mas... a visitação é permitida apenas a
12 delas, mas que com certeza valem o passeio.

Imagem: Pousada da Diva

Imagem: Pousada da Diva

Imagem: Pousada da Diva

Para quem tiver vontade de conhecer esse pedaço de
natureza, algumas recomendações:

- O parque possui 4 núcleos de visitação, sendo que
1 deles possuem camping pra quem quiser prolongar a
estadia.

- A entrada atualmente é de R$ 9,00 somente em dinheiro,
não são aceitos cartões. Além disso, há um valor para a
entrada de veículos no parque.

- A visita nas cavernas deve ser feita com um monitor local,
sem ele não há como conhecer, por isso, procure agendar
seu grupo antes de partir e garantir seu passeio.

- É obrigatório estar de calça comprida e com lanternas para
a visitação.

O site é bem completo e para mais fotos e informações, o link
esta abaixo:

http://www.petaronline.com.br/petar.htm

E aí, gostaram da ideia?

Bom passeio!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

1 dia em Montevideo/Uruguai

Estou super animada, acabei de chegar do Uruguay com
dicas bem recentes e fresquinhas, e posso dizer que: se
você decidir ir um fim de semana pra Montevideo e tiver só
um dia pra tudo, dá sim pra aproveitar super bem essa 
cidade charmosa e de pessoas muito gentis.

Dicas gerais:

- Dinheiro é a melhor opção, mas é fácil usar outra moeda como dólar
ainda que o câmbio seja desfavorável. Cartões não são aceitos em
algumas lojas e outras estipulam um valor mínimo para usá-lo (250,00 /
 300,00 pesos). A parte boa é que algumas lojas dão desconto do valor 
do imposto quando vêem que é de outro país o cartão, não deixe de pedir. 

- Há muitas "panaderias" com vitrine de doces (os melhores são com doce
 de leite) e casas de chá, herdando o costume inglês. Tbém vi  muitas livrarias
e antiquários, quem gosta desses locais está em casa. Aproveite para explorar
estes locais ou pelo menos dar uma paradinha nos mais interessantes.

A maior parte do que visitar é a pé e vale a visita, com este roteiro, vocês não
gasta muito. 

- Se você sair da capital para outra cidade, como Punta Del Leste ou Mendoza, e
fizer isso de ônibus, o Shopping Tres Cruzes é exatamente em cima da rodoviária, 
bem prático, no caso de você querer ir há algum shopping fazer compras. 

Montevideo em 1 dia:

Comece pela manhã conhecendo a Plaza Independencia, ali é rápido e você
vai conhecer o memorial do General Artigas, quem proclamou a Independência
Uruguai e logo ao lado faça uma visita guiada no Teatro Solis (consulte dias e
horários para dar certo). 






Continue a passear no calçadão (Rua Sarandi). Você vai cruzar com igrejas e 
monumentos, além do comércio central. Desça até o mercado do porto e almoce 
lá, há vários restaurantes apetitosos. O mercado é pequeno e tem isso e algumas
lojas de souvenir. Se não for almoçar, não tem muito mais o quê fazer lá. Há um 
pequeno museu do carnaval. não acho que a visita seja obrigatória, mas se quiser,
dá pra fazer em 10 à 15 minutos.


Suba novamente até a plaza e nesse caminho, sugiro conhecer o Museu Andes 
1972, ele é pequenos mas muito interessante, sobre o acidente do vôo 571 que
bateu na cordilheira dos Andes e após pouco mais de 2 meses os sobreviventes 
conseguiram ajuda para retornar, fica na Rua Rincón que é bem fácil. 



Voltando do início, aí você pode seguir pela avenida 18 de julio. Tem vários 
monumentos e praças bacanas de ver no caminho incluindo o marco zero, mais
comércio e a fonte dos cadeados aos amores que querem deixar seu amor 
"trancado" para sempre.


Vá até a torre da prefeitura para ver a cidade do alto, é gratuito e vale a vista,
nesta mesma avenida.

Depois, vá até o parque rodó fazer um passeio, também lá tem um museu (que
infelizmente abria só a tarde e por isso não visitamos) de arte contemporânea que é
bem recomendado.

Por fim, sugiro fechar a noite indo ao Punta Carretas Shopping, é bonito por ser 
uma antiga prisão, jante uma parrila no El Fogon. Tem no centro este restaurante 
também, caso não vá até o shopping.

Há, em todos esse meio de caminho, há várias "ramblas", os nossos calçadões a
beira mar, veja como está seu tempo e aproveite para passear em qualquer uma delas.
As mais indicadas são a Punta Carretas e Pocitos.

Bom passeio!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Viajando com bebês: Dicas Extras

Acabei de retornar da nossa primeira viagem em
família desde que ganhamos um bebê. Atualmente,
ele está com 9 meses e encaramos uma viagem em
que tivemos vários os meios de transportes envolvidos:
avião, carro, ônibus e barco, além de ficarmos em 2
hotéis.



A ansiedade para a viagem foi grande, era uma
experiência nova, mas deu certo e me preparei
lendo dicas de sites e blogs do assunto para não
esquecer de nada. Alguns dos links que me ajudaram:

* Viajando com bebês até 8 meses - Baby Center

* Viajando de avião com um bebê - Macetes de Mãe

* Dicas para Viagens Aéreas - Baby Dicas

* Documentação Necessária para Viajar com 
Crianças - Matraqueando (Excelente Postagem) 

Mas claro, depois da minha experiência, tem algumas
coisas que eu adiciono as listas que já vi por aí de dicas
e que acho válidas para esta experiência. Agora vai a
minha contribuição:

- Além de remédios, papinhas, mamadeiras, roupinhas de
várias estações e demais items essenciais na mala do bebê,
eu acrescento mais três coisas: ficando em hotel, levar
detergente e esponja. Foi uma maravilha para lavar as
mamadeiras, colheres e potinhos do pequeno, e levamos o
detergente em um frasquinho miniatura. A terceira coisa:
capa plástica para cobrir o carrinho. Não tinha visto tanto
isso aqui onde moro até chegar em meu destinho. Mas seja
pra andar em uma garoa fina ou evitar um vento mais forte,
ela é muito boa, e conhecendo lugares novos a pé, ajuda demais!

- Conhecer o destinho e o que há no seu entorno: meu
exemplo é com as papinhas. Levei algumas daqui das prontas
e ia comprar mais no destino. E quem disse que eu encontrava
por perto papinhas salgadas? Tive o maior trabalho (mas sim,
conseguimos). Se for possível saber o que tem por perto pra
ajudar (farmácia, mercado e compras em geral), se é fácil
de circular com carrinhos, pegar táxi, metrô ou ônibus, enfim...
é muito útil.

- Confirme se há berço e banheira: Em uma das estadias houve
confusão com a reserva e ficamos sem berço (e quase sem quarto).
É claro que demos um jeito, mas não custa encaminhar um e-mail
ou ligar 1 dia antes pro hotel pra ver se a reserva está ok com um
bercinho e banheira se precisar.

- Quanto menor, melhor: tente levar tudo na quantidade ideal para
ganhar espaço e carregar menos peso. Um bolsa média, frascos
pequenos de remédios, pomadas, xampus (uso e abuso de tudo
que tem em miniatura); carrinho tipo guarda-chuva... e tudo mais
que vc puder diminuir, mas claro, sem faltar!

- Vai de táxi? Peça um carro grande: Se você tiver tempo para se
deslocar no caso de usar táxi, peça por um carro com um porta
malas maior ou bom espaço nos bancos, às vezes tem um carro que
é melhor que outro disponível. Mas, prepare-se para se expremer
algumas vezes!

- Procure respeitar a rotina do bebê: não é simples manter a rotina
de sono e alimentação dele em uma viagem, mas tente e se adapte
no que for possível. Marque passagens pra hora da soneca, dê o
almoço dele dentro do horário mesmo que isso signifique comer a
papinha industrial (sim, vc queria algo natural) e se ele dorme às 21h,
mas vc gosta de fazer outras coisas em casa depois que ele dorme e
no hotel não tem o que fazer, use a criatividade. Leve algo pra ler e
aproveite o descanso para ler mais; se o quarto tem uma banheira,
porque não um casal aproveitar o sono e namorar? Ou mesmo uma
conversa em uma varanda... enfim, já é muita mudança pra ele um
lugar diferente, quanto mais os horários!

- Se possível, viaje com mais gente: estando com outros amigos ou
familiares, dá pra programar alguma coisas de forma mais fácil, deixar
com a vó pra assistir um show em uma noite e na outra vc fica com ele,
sair pra fazer compras enquanto outra pessoa faz um passeio mais
tranquilo com ele, isso pode ajudar desde que bem programado!

- Não deixe de passear ou viajar porque é trabalhoso: nossa
viagem foi maravilhosa e mais fácil do que o esperado, mesmo
rodando e circulando muito por aí. Claro que é bem diferente do que
uma viagem com adultos, mas a experiência vale a pena. Se vc
estiver em dúvida, tome coragem e não deixe de curtir!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

1 dia em Laguna/SC

Conheci Laguna por acaso, estávamos voltando de
uma viagem com um grupo da faculdade e de repente,
tínhamos um guia e um passeio para fazer por lá, era
só o almoço previsto e acabamos passando a tarde
na cidade.

Laguna é mais conhecida por ser um destino de praia,
o que vale escolher uma pra ficar lá (não vou focar isso
no post) mas vou sugerir conhecer em uma tarde um
pouquinho de história, lá vc conhece tudo de Anita
Garibaldi (aliás, só faltava a cidade ter o nome dela)
e um pouco da história das guerras farroupilhas.



Alguns atrativos históricos de Laguna:

Casa de Anita Garibaldi: É simples, um museu com objetos
e móveis, casa de seus pais e onde conviveu com eles em
parte de sua vida.




Igreja Matriz: Local onde Anita Garibaldi se casou com o primeiro
marido, é bem central, simples e bonita.




Marco de Tordesilhas: É um  monumento do local marcava a linha
divisória entre Portugal e Espanha no tratado de Tordesilhas. No
próprio marco tem algumas informações históricas.


Quem sabe, além de aproveitar uma praia do litoral de Laguna,
também não dá pra completar a viagem com um pouco de história?

Bom passeio!